Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O bom condutor

07.09.08

Quando comecei a conduzir também prestava pouca atenção à minha volta, e cometia erros escusados. Admito falhas, mas parece-me incrível o triste espectáculo a que assistimos todos os dias. Não admira que tantos portugueses morram na estrada; pelo contrário, até espanta que não morram mais. Cada viagem é como uma roleta russa, um festival de erros perigosos e completa falta de noção.
 

E no entanto, é tão simples fazer as coisas bem. O que faz um bom condutor? Eis sete pontos essenciais:
 

1. Conhece e domina o veículo que conduz: sabe o seu comportamento e os seus limites, e utiliza os instrumentos de forma precisa e consistente. Ou seja, para os mais lentos aí do fundo: não basta olhar pelo espelho ou fazer pisca às vezes, é sempre.
 

2. Presta atenção à sua volta, procurando antecipar o que vai acontecer a seguir, para agir em conformidade. Ou, caso seja uma mulher:

Quando se senta naquela casinha pequena com rodas, sabe, como quando vai para o trabalho ou para o cabeleireiro, concentre-se - há outras casinhas com rodas à sua volta. Elas também vão para algum lado. Sem tirar as mãos da roda grande, e os pés dos pedais, tente prestar-lhes mais atenção. Lembre-se dos livros do Paulo Coelho. Tudo no universo flui, tudo é belo e tem uma razão de ser, até os automóveis - sim, é o que nós, mais técnicos e complicados, chamamos às casinhas com rodas.
 

3. Voltando ao bom condutor: faz tudo tão depressa quanto possível, e quando por algum motivo faz mais devagar, assegura-se de que não empata ninguém. Contribui para a fluidez do trânsito. 
 

4. É civilizado e cortês. Dá passagem e facilita sempre que pode, agradece quando lhe fazem o mesmo. Só usa a buzina em último caso.
 

5. Nunca faz perder tempo aos outros.
 

6. Segue o seu bom senso quanto às regras de trânsito: respeita as que são úteis e que fazem sentido; não respeita regras só "porque sim", como um limite de velocidade ridiculamente baixo, ou parar num Stop numa estrada deserta. Só os imbecis e os cães obedecem sem questionar.
 

7. Preserva a sua segurança, e ainda mais a segurança dos outros. Rápido e bem, há pouco quem: o bom condutor é um deles.
 

E pronto, aqui tem: o bom condutor.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor