Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Os piscas (1)

10.09.08

De todas as inépcias dos mentecaptos que aviltam as nossas estradas, a (não) utilização dos piscas é talvez a mais irritante.
 

Um observador insuspeito que venha a Portugal concluirá que os fabricantes andam a enganar as pessoas: a maior parte dos veículos, mesmo os novos, trazem piscas defeituosos. Mercedes (sobretudo táxis), Audis, BMWs, e jipes estão entre os piores. Todos mudam de faixa e de direcção sem qualquer aviso. É como se estivessem num jogo cujo objectivo é ser o mais vago, irresponsável, e merdoso possível. Um Grand Theft Auto em versão merdalusa.
 

É altura de terem vergonha na cara. Para todos os que não sabem usar os piscas eis uma explicação lenta e detalhada, para que possam entender:
 

1. Os piscas vêm de série em qualquer veículo, e são claramente vísiveis do exterior. Isto é uma pista importante: talvez seja porque são necessários. Ao contrário do GPS ou do leitor de MP3, não são um acessório extra.
 

2. Os piscas servem para assinalar uma mudança de direcção, uma mudança de faixa, ou uma paragem. Ou seja, servem para comunicar aos outros o que pretende fazer, e marcar a sua presença. São importantes para a segurança e fluidez do trânsito. Quando faz uma manobra sem os usar está sempre a prejudicar alguém, directa ou indirectamente.
 

3. A maioria desculpa isto como uma pequena falha, uma formalidade sem importância. É fácil ser irresponsável e indulgente. Não fazer pisca pode causar acidentes, além de que confunde e enerva os bons condutores, que usam os piscas.
 

4. Ao usá-los, não quando "lhe apetece", mas sempre e de forma consistente, está a contribuir para que tudo corra melhor. É como o bom dia pela manhã, o respeito pelos demais: mais do que cortesia - que já seria motivo suficiente - é algo positivo, produtivo, civilizado. Não é uma regra tola, é uma regra útil e com razão de ser.
 

Para si, que não faz pisca e que ainda acha que não deve fazer - minha grande besta - leia o post seguinte, e leve nas nas trombas como um homem.
Caso seja uma mulher, desculpe toda esta irritação: sei que simplesmente não é capaz de fazer melhor. Apenas arrancar com o carro, ou encontrar a mudança certa, já são desafios mais que suficientes.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor