Autohoje = Canalmail
Experimentei registar-me no fórum da revista Autohoje. Impingiram-me uma treta qualquer do Canalmail - se não sabe o que é, pesquise e rapidamente vai perceber - e se não aceitasse não podia registar-me.
Recebi depois um email, não da Autohoje, mas do Canalmail. Tentei logo remover o email da lista deles. Eis a resposta que obtive:
¿ESTÁ SEGURO QUE DESEA DARSE DE BAJA DEL SERVICIO?
Disse que sim. Posso não saber espanhol, mas sabendo português tenho, sei lá, a obrigação moral de entender espanhol, não é? Aposto que os espanhóis também recebem montes de mensagens em português que são forçados a entender.
Após responder à mensagem, três coisas parecem certas:
1. Isto dos emails, blogs e fóruns grátis é um mero estratagema para obter destinatários à borla. Sempre que as Galp, TMN, EDP, etc., pagam regiamente uma nova campanha, a agência de publicidade contacta o Canalmail e todos ganham. Todos menos você - o otário que se registou.
2. Tudo isto parece manhoso e mal feito, à boa maneira nacional. Sacam umas lecas à conta de incautos, sem se darem sequer ao trabalho de traduzir a coisa para o idioma dos pacóvios que estão a tentar explorar.
3. Vou provavelmente passar a receber publicidade não solicitada do Canalmail. E vou apagá-la toda sem a ler. Por cada email que me enviem receberão vários meus a solicitar a remoção da mailing list. Recomendo que faça o mesmo. A menos, claro, que prefira ser otário e perpetuar este estado de coisas.