Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O blog dos bons condutores

Se não sabe conduzir, aprenda. Ou saia da estrada.

O blog dos bons condutores

Se não sabe conduzir, aprenda. Ou saia da estrada.

A praga dos mirones nacionais

bom condutor, 23.09.08

Os portugueses, na boa tradição latina e católica, adoram fatalidades e choradinhos. Adoram examiná-los, dissecá-los e sobretudo partilhá-los. Além das desgraças próprias, adoram rebolar-se nas dos outros. Um acidente rodoviário é tudo que um português precisa para ser feliz.
 
Conheço alguns que até se desviam do seu caminho, mesmo que vão com pressa, só para assistir de bancada. Páram, acendem um cigarro, esticam o pescoço, analisam longamente cada amolgadela, cada marca no asfalto e cada detalhe mórbido, quais Sherlocks a resolver um crime.
 
Há porém, duas diferenças: 1) não vivem em Baker Street; e 2) não resolvem porra nenhuma. Tudo que fazem é recolher pormenores para debates acalorados com outros detectives à beira da estrada, ou mais tarde na tasca.
 
Esta compulsão mórbido-merdo-neurótica torna-se ainda mais nociva quando não páram: quantas vezes deparamos com uma fila misteriosa e vimos a descobrir que se deve apenas aos merdas que abrandam para ver um acidente? Nem é preciso ser na via onde iam; se for na via oposta ainda abrandam mais.
 
Alguns optimistas dirão que este comportamento desprezível se resolve com pedagogia. Nem vejo pedagogia sobre isto em lado algum, nem acredito que resolvesse nada. É um problema social, estrutural, merdo-tugal: parte da rasquice inerente a um país de parolos. É como tentar convencer o Sr. Joaquim a ler um livro em vez de passar as noites a foçar em debates futeboleiros. Inútil.
 
Mas não desesperemos - eu tenho a solução: além do triângulo e do colete, passa a ser obrigatório andar com um penico cheio e uma colher dentro do carro. Pode-se fazer umas caixas próprias para abafar o cheiro. Depois, se tiver um acidente, coloque firmememente o triângulo, vista o colete e deixe-se estar com o penico cheio e a colher em punho. De cada vez que um energúmeno parar a olhar, sirva-o generosamente. Adicione um bónus aos que levam a janela aberta.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.