Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Em Inglaterra, é comum ver-se casas com jardins muito bem tratados, cujos donos se esmeram de uma forma que transcende um mero hobby, e se torna quase numa obsessão. Em Portugal, é raro encontrar este nível de obsessão estética, excepto talvez no tuning.
 

A "arte" do tuning, tal como a jardinagem, requer objectivos a longo prazo e dedicação constante. Isto até poderia ser admirável, se o tuning tivesse algum mérito intrínseco ou utilidade prática, mas sejamos realistas: não tem. Logo, e no fundo, trata-se apenas de uma mania parva.
 

O típico adepto do tuning enquadra-se geralmente nas categorias do Ayrton Senna e do Chico-esperto: quer seja um jovem imberbe que usa boné a qualquer hora do dia e da noite e ouve hip-hop aos berros, ou um trintão com o "fascínio dos carros" que nunca saiu da adolescência, o facto é que gosta de dar nas vistas, e sentir-se muito especial. Como não é especial - nem perante os outros, nem perante si próprio - tenta ultrapassar esta frustração através do seu carro, projectando nele a sua mediocridade.
 

Sem entrar em tretas psicomerdológicas que não fazem o género deste blog, basta dizer que são crianças grandes, que abandonaram os carrinhos de brincar a contragosto, e utilizam agora carros a sério como montra do seu desejo de atenção. Sempre que vejo um aileron, um escape despropositado, umas jantes trabalhadas, umas "saias" que não toleram nenhum passeio, um subwoofer absurdo, autocolantes parvos, faróis extravagantes, ou uma pintura de rally, sei imediatamente que estou perante um ser infantil e retardado.
 

Consigo até aceitar entusiastas de carros antigos, que devotam o seu tempo a preservar clássicos; mas sou incapaz de compreender um palerma que artilha o seu carro contemporâneo, da forma mais banal, suburbana e foleira que é possível, enquanto se julga o Rembrandt lá da rua. Um carro é apenas um meio de transporte, e quem vê nele mais do que isso, precisa de rever as suas prioridades.
 

Dirão os mais atentos: "mas acrescentar algo artificial à nossa imagem, seja no carro, na roupa, ou nos gostos musicais, não é exclusivo dos adeptos do tuning: todos queremos sentir-nos diferentes, e o tuning é apenas uma manifestação deste desejo de individualidade". Sem dúvida, mas os do tuning tendem a ser dos mais irritantes. Fazem questão de berrar a sua pretensa individualidade, aos olhos e aos ouvidos dos outros. Ignoram que a única individualidade reside no pensamento independente, em usar o que é realmente único - o seu cérebro - e não em bens transitórios como o seu carro.
 

Em conclusão: o tuning não é uma arte, é uma treta. Artilhar um carro absolutamente normal com umas porcarias, não tem nada de artístico - é apenas uma futilidade pacóvia. Se tem excesso de tempo nas mãos, há hobbies mais proveitosos: por exemplo, aprender um novo idioma, ou melhor ainda, ler e aprender a escrever no seu próprio idioma.
 
Garanto que obterá maiores recompensas a longo prazo, do que através duma moda parola, e totalmente inútil, como o tuning. Ganhe juízo, e deixe de brincar com bonecas-carros. Até as mulheres aprendem mais cedo ou mais tarde, que o mundo não consiste de barbies.

Autoria e outros dados (tags, etc)


25 comentários

Sem imagem de perfil

De Kane96 a 01.10.2008 às 15:55

o meu grande ave rara..mania parva...ve se mesmo que nao sabes o que e a arte do tuning...tuning e uma forma de podermos designaro carro de outro ponto de viste...ver o carro e dizer...e bonito
Imagem de perfil

De bom condutor a 02.10.2008 às 18:23

Caro Kane96:
Obrigado pelo seu inteligente comentário. Para que perceba melhor o que é arte, deixo-lhe alguns links:
http://www.louvre.fr
http://www.guggenheim.org
http://www.charlizetheron.com

E se gosta tanto de decorar o seu carro, este link também lhe deve ser útil:
http://barbie.everythinggirl.com/

Cumprimentos,
Bom condutor
Sem imagem de perfil

De Kane96 a 02.10.2008 às 21:46

olha la eu sei muito bem o ke e o tuning....nao e preciso explicar...queres que explique melhor eu explico..queres ver:

A tradução aproximada da palavra tuning seria afinação . Neste caso, é aplicado aos automóveis, o tuning é a arte de modificar o carro, tornando-o mais performante, mais seguro, mais bonito, diferente do original e único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: jantes, pneus, suspensão, motor, interior, carroçaria, sistema de escape, instalação áudio, etc. ............................................................................................................................contente...expero que sim.....:
Imagem de perfil

De bom condutor a 03.10.2008 às 21:19

Caro Kane96:
Obrigado pela explicação detalhada. Sou agora um homem mais sábio. No entanto, tal não invalida o mau gosto de quem se dedica ao tuning. E isso de «tornar o carro mais bonito», soa bastante abichanado. Um homem a sério só raramente lava o carro, quanto mais dedicar-se a enfeitá-lo com merdices. Aliás, nem sequer as mulheres perdem tempo com isso.

Recomendo que se dedique a actividades mais produtivas e masculinas, como aprender Português, ou caçar crocodilos no Quénia. Vai ver que fica mais contente - pelo menos "expero" que sim.

Cumprimentos,
Bom condutor
Sem imagem de perfil

De Kane96 a 15.10.2008 às 17:11

sou muito macho...e ja fix o que menseona.
Sem imagem de perfil

De Guilherme Santos a 07.05.2010 às 19:18

Tuning nao e Crime, e uma arte de estilo Proprio

Damos cor ao cinzento das estradas… Som á monotonia do ruído… Completamos a noite com um espectáculo maravilhoso de luz e cor… Deslumbramos com a beleza dos nossos carros… Com as formas dos nossos sonhos… Fazemos sonhar por onde passamos… Somos Tuners, apaixonados por uma arte que é o Tuning! Só que neste país, Tuners são considerados criminosos! Onde está o crime no meio deste mundo magico que criamos? O crime está nas mentes que se julgam brilhantes deste país que nos rouba á custa dos nossos sonhos com severas multas! Somos pessoas simples e humildes e em Portugal querem-nos proibir de sonhar! Tuning não é crime! Tuning é arte! A maravilhosa arte do sonho! A arte da magia!!! Faz com que esta mensagem seja a mais lida de sempre em Portugal. E porque o Tuning não é um crime.
qem nao sabe o qe e tuning nao sabe o qe arte!
Imagem de perfil

De bom condutor a 23.05.2010 às 03:14

GUILHERME SANTOS:

O tuning não é certamente um crime: crime é matar, roubar ou abusar de alguém, mas felizmente os "tuners" não chegam a tanto.

O tuning é apenas um crime ESTÉTICO: fere os olhos, os ouvidos e a inteligência dos que não alinham nessa moda parola e abichanada.

Que você lhe chame "arte", é lá consigo. Para os restantes, que não querem dedicar boa parte do seu tempo e dinheiro a enfeitar o carro, é apenas RIDÍCULO. Estou certo que você não aceita nem entende isto, mas enfim, é a vida, não é?

Ganhe juízo, homem: dedique-se a coisas com jeito. Sei lá, coleccionar selos ou assim.
Sem imagem de perfil

De Nafacrdoso a 26.06.2009 às 04:20

todos os que escrevem aqui no blog... sao umas crianças isto para começar...

ate ver estamos num país libre( LIVRE) vem de liberdade logo cada um pode fazer o que quiser

certo????

isto e pra todos crescerem...

cromos...
otarios...


p.S) isto e so o meu pensamento,,,
Imagem de perfil

De bom condutor a 23.05.2010 às 03:18

"Pensamento" - evite usar termos cujo significado desconhece.

De facto, cada um pode fazer o que quiser, até ser IMBECIL - um direito que explora com grande desenvoltura. Parabéns, e não volte.
Sem imagem de perfil

De ana a 14.11.2009 às 13:17

até as mulheres?????? o que significa isso??esse até tem muito ke se lhe diga! eu nao aprecio tuning nem as modificaloes que certas pessoas fazem as carros, mas nao axo que seja motivo para vir escrever num blog insultos a quem o faz somos todos diferentes e ainda bem. refre-se muitas vezes á mediocricidade mas quem escreve assim nao anda la muito longe.
Imagem de perfil

De bom condutor a 23.05.2010 às 03:26

Releia o contexto: «até as mulheres aprendem mais cedo ou mais tarde, que o mundo não consiste de barbies.»

Queria dizer, como esperava que fosse óbvio, que todas as mulheres já foram meninas, e muitas meninas gostam de brincar com bonecas (barbies é um exemplo). Tal como os meninos gostam de brincar com soldadinhos, e depois crescem também.

Só que os parolos do tuning gostam de brincar com os carros, e são (supostamente) adultos. Se reparar, até deixo claro que estes mentecaptos são HOMENS, e não mulheres.

Vá abanar a sua bandeira de pseudo-"sexismo" para outro lado, aqui não se safa. Até concedo que a maioria das mulheres são mais evoluídas, e têm melhor gosto, do que a maioria dos homens. Apenas são nabas a conduzir, mas isso é outro assunto.
Sem imagem de perfil

De Diogo a 18.02.2010 às 18:26

"O carro é apenas um meio de transporte" . Esta é a sua opinião, porque para outras pessoas o carro é um prazer, assim como a condução. Porque sim, existem as pessoas que conduzem apenas por conduzir e sem destino, e não só para ir para o trabalho. ;) também não sou adepto do tunning, mas o carro é bem mais que um meio de transporte.
Imagem de perfil

De bom condutor a 23.05.2010 às 03:44

Se ler outros posts deste blog, saberá que também gosto de conduzir (bem e depressa), por alguma coisa o blog se chama "bom condutor".

Mas - lamento - UM CARRO É APENAS UM MEIO DE TRANSPORTE. Um bem efémero, transitório, limitado no uso e na finalidade. Podemos lá passar muitas horas da nossa vida (como eu), podemos apreciar carros melhores ou mais bonitos (como eu), podemos até criar uma relação "especial" com certos carros (que não tenho, mas até consigo entender) - mas isso não justifica a maralha do tuning.

O tuning é de mau gosto, é uma moda parola, uma regressão ao tempo das grutas e das cabanas em que enfeitávamos tudo porque gostávamos de coisas brilhantes e ruidosas, em suma: uma regressão civilizacional.

Já bastam os enfeites e gadgets merdosos que a sociedade e os abichanados da moda nos impingem, quanto mais ainda dedicarmo-nos a um carro, como se fosse o reflexo da nossa "criatividade". Criatividade de merda, é o que é.
Sem imagem de perfil

De ze caralho a 08.09.2010 às 01:24

Se não percebes do que falas n cries blogs sobre o mesmo.
Cambada de bloggers ignorantes
Imagem de perfil

De bom condutor a 11.09.2010 às 22:13

Bom, se o "ZE CARALHO" o diz, quem sou eu para discordar?

Obrigado pelo valioso contributo, Zé. Volte sempre.
Sem imagem de perfil

De sofia a 21.04.2011 às 10:02

Decididamente não faz a mínima ideia da arte presente no tuning, e quando não temos conhecimentos suficientes em relação a algum assunto devemos manter-nos calados. Que pelos vistos é coisa que o Sr. não sabe fazer. Porque para além de injuriar os "tunners" ainda se dá ao luxo de ofender as mulheres...Portanto não fale daquilo que não sabe, porque "um tunner" tem mais arte e talento na ponta de um dedo do que aquela que o senhor tem em todo o seu Blog.
Imagem de perfil

De bom condutor a 13.11.2011 às 02:30

Decididamente não faz a mínima ideia sobre o que escrevi neste blog, nem o sabe interpretar, cara "Sofia". Decididamente, não escrevo para si.

Ao que chama "arte", eu chamo mania parola, e ao que chama "ofensa", eu chamo uma mera constatação da realidade.

Que pessoas como você não a consigam aceitar, ou compreender, é problema SEU - e não meu. Mas os seus problemas tornam-se MEUS, quando colidem com o meu bem-estar, e com o de todos os condutores que não alinham na sua mania parola. E merdosa.

Dedique-se a enfeitar bonecas, em vez de carros - sai mais barato, não prejudicará ninguém, e não terá de ouvir tantas verdades.
Sem imagem de perfil

De Clercio a 29.02.2012 às 22:36

Bem, existem tuners que exageram mesmo. Detesto estar em casa à noite e ouvir o barulho de um carro a dezenas de metros de distância me incomodar no meio da noite.

Estou certo de que o que leva ao crescimento do tuning é um pensamento simples: "se alguém colocou o carro como colocou lá na fábrica, por que eu não posso fazer também?"

O que os tuners devem entender (e tenho a certeza de que a maioria que não entende são amadores) é que com o tuning se pretende deixar o carro mais bonito, mais agradável, melhor, etc. Isto é válido para si e para os outros em redor.

E se calhar esse é o maior problema do tuning. Alguém pôs uma jante no seu carro por algum motivo bem definido, e ficou bonito (é um exemplo). Em certos casos até parece ter vindo assim de fábrica. Harmónico com o carro.
Então uma fila de pessoas que não sabe muito bem porque apenas imita, e colocam as mesmas jantes em seus carros... resulta em bizarrices.

Não tenho nada contra o tuning em si e valorizo que realmente sabe o aplica-lo. Gosto de ver carros realmente bem tratados e harmonizados - o que é raro.

Detesto ouvir um escape ruidoso sem conexão alguma com o contexto. Faz-me lembrar um sujeito que teve problemas com o pai porque toda a gente em casa tinha que acordar quando ele chegava de noite com aquele escape barulhento. Sem contar os vizinhos.
Jantes de uma cor, sem conexão com outra do carro, etc.
Não é exactamente feio, mas é incómodo.
Dá a sensação de que todos somos palhaços e a pessoa que borrou seu carro é que está boa de cabeça.

Enfim. Tuning quando feito por quem sabe é bonito (e atraente). Quando quando feito por mãos de quem não sabe é desagradável (e irritante).
Imagem de perfil

De bom condutor a 14.04.2012 às 03:25

«Tuning quando feito por quem sabe é bonito (e atraente).»

Bonito e atraente significam a mesma coisa. Não discuto a estética, cada um gosta do que gosta, e até admito que alguém tenha prazer em enfeitar carros. Eu até já coleccionei selos, há muitos anos. Hoje parece-me um hobby chato e parvo, mas é daquelas manias que nos dão, e depois passam.

A questão é que não enterrava dinheiro sem fim nos selos, como muitos fazem nos carros, nem os andava a exibir pela vizinhança ou por "concursos" parolos, e sobretudo os selos não me definiam, nem incomodavam ninguém. Ora, há quem se "defina" pelo carro que conduz - nem só os do tuning, é verdade - e há quem incomode muita gente, como os terroristas do escape que mencionou.

O meu objectivo não é ofender os parolos do tuning, todos temos as nossas parolices, mas tão-só recordar aos piores a realidade do que fazem: é uma treta, uma estupidez, uma mania parva, e muitas vezes nociva às outras pessoas, que não partilham da sua obsessão parola.

Em todo o caso, obrigado pelo comentário, foi dos melhores que cá passaram.
Sem imagem de perfil

De Rutinha88 a 21.06.2013 às 19:54

eu sei que cada um tem os seus gostos mas ofender quem gosta de uma determinada actividade já é um abuso... por favor não abuse da liberdade de expressão e informe-se melhor sobre certos assuntos relacionados com o tuning pois acho que você não tem visto carros tuning mas sim "xuning" pois os tuners respeitam o resto dos cidadão enquanto os "xuners" andam a acelerar onde não devem e a pôr musica ao povo de maneira a furar os tímpanos e a partir os vidros de nossas casas... dito isto só digo para se informar melhor sobre o assunto e que não ofenda quem gosta deste tipo de arte pois nem seu nem muitos vão ofender quem gosta de arte contemporânea nem de musica clássica .

tenho dito!
Sem imagem de perfil

De carros portugal a 12.02.2014 às 23:01

realmete também acho o tuning uma aberração e uma forma estúpida de gastar dinheiro,
Sem imagem de perfil

De carros portugal a 12.02.2014 às 23:39

concordo plenamente com o que foi dito, para mim o tuning é só uma maneira estúpida de enfeitar um carro, ja que o carro quando criado foi feito por especialistas em design e a tentar maximizar a segurança

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor