Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O blog dos bons condutores

Se não sabe conduzir, aprenda. Ou saia da estrada.

O blog dos bons condutores

Se não sabe conduzir, aprenda. Ou saia da estrada.

A praga dos estacionamentos em 2ª fila

bom condutor, 06.10.08

Quem circular pela primeira vez por uma cidade portuguesa poderá pensar que inventámos um sistema engenhoso para duplicar os lugares de estacionamento: como tanta gente deixa os carros mal estacionados, pensará o visitante que deve haver alguma forma de se afastarem sozinhos quando necessário, ou de enviar um sinal automático aos condutores, que rapidamente aparecem para afastá-los.

Estará, porém, completamente enganado. A verdade é que os portugueses estacionam onde lhes apetece porque se estão a borrifar para os outros. Em vez de perder uns minutos à procura de um lugar válido preferem ser indulgentes e egoístas, e sujeitar os outros a esperar por eles. Além de bloquear os carros bem estacionados obstruem a via pública, causando embaraços escusados.

Os especialistas neste estacionamento vale-tudo são naturalmente (ver posts anteriores) os Cretinos, os Chico-espertos e os Profissionais mete-nojo. Estes últimos, quando finalmente voltam para lhe desobstruir o caminho, fazem ainda questão de lhe dizer muito ofendidos: "ó amigo, eu estou a trabalhar!".

Atentemos nesta mentalidade: como ele está a trabalhar você tem a obrigação de esperar por ele. Pouco importa que esteja também a trabalhar, ou a ter um ataque cardíaco: qualquer razão é irrelevante, porque ele "está a trabalhar".

Quanto aos restantes, nem sequer fingem ter razão: são sacanas comodistas e desprezíveis que não se importam de andar quilómetros dentro de um centro comercial, mas são incapazes de caminhar mais de três metros desde o carro até onde precisam. Quer vão comprar o jornal ou fazer uma cirurgia dentária, têm de deixar o carro mesmo em frente à porta.

Não admira que Portugal seja tão atrasado: qualquer sociedade assenta no respeito pelos outros, e isso é uma doença rara neste país. Em nome da nossa sociedade e da nossa pachorra, é preciso fazer algo para impedir estes palhaços de deixar o carro em segunda fila. A solução natural seria chamar a polícia, mas como dá mais trabalho do que estar sentados a passar multas não se pode contar com eles. Sugiro pois que tome medidas por si próprio/a:

1. Quando estacionar deixe sempre um papel claramente visível: "AVISO: se me bloquear o carro parto-lhe a boca. A sério." - e cumpra.

2. Se for pela rua e vir um carro parado em 2ª fila sem ninguém lá dentro, aguarde durante um minuto. Se o condutor não aparecer, utilize a técnica dos arrumadores despeitados: com uma chave deixe um belo risco de uma ponta à outra. No final escreva "MAL ESTACIONADO!" para não haver dúvidas. Os portugueses só aprendem quando a lição lhes chega ao bolso.

Se todos tomarmos estas medidas a praga dos estacionamentos em segunda fila há-de ser erradicada. Ou, em alternativa, os dentistas e os pintores de automóveis vão ter muitos novos clientes. Mesmo muitos.

2 comentários

Comentar post