Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O blog dos bons condutores

Se não sabe conduzir, aprenda. Ou saia da estrada.

O blog dos bons condutores

Se não sabe conduzir, aprenda. Ou saia da estrada.

Ninguém cumpre os limites de velocidade

bom condutor, 25.09.08

Não é fácil discutir racionalmente os limites de velocidade em Portugal: se constatamos que é absurdo limitá-los a 50km/h em muitas ruas ou 120km/h em muitas auto-estradas atiram-nos logo com as milhares de tragédias nas estradas nacionais, fazendo-nos passar por bestas inconscientes.

Não obstante, quase todos desrespeitamos os limites de velocidade. Praticamente todos os carros dão mais de 120, muitos o dobro ou mais. Muitas motas dão mais de 300. Porquê? Para quê, se supostamente não podemos andar a mais de 120 seja onde for? E por que é que quando vamos a 120 numa auto-estrada passam por nós como se fôssemos de bicicleta?

Porque os nossos limites são uma aldrabice, eis porquê. O português só os cumpre por medo, por engano, ou por não ter dinheiro para a gasolina. A polícia tuga, altamente especializada em passar multas parvas e fazer cara de má, é a primeira a borrifar-se para os limites: todos já vimos carros da PSP e da GNR a circular alegremente a 80 na cidade ou a 160 na auto-estrada sem qualquer indício de urgência. A não ser, claro, para irem almoçar.

É indiscutível que devem existir limites, pois muita gente não possui experiência ou bom senso para percebê-los por si mesma. Mas um limite não substitui a atitude e o zelo do condutor. Se este for um imbecil negligente - cá voltamos aos portugueses - irá sempre causar acidentes. E borrifar-se para limites justamente quando não deve fazê-lo.

O bom condutor respeita sempre o direito de outrém a cumprir os limites de velocidade; mas não se sente compelido a respeitar limites só porque sim. Em vez de fazer trampa, como a maioria dos condutores portugueses fazem - a qualquer velocidade - foca-se em conduzir bem. Presta atenção à sua volta, sinaliza as manobras, respeita traços contínuos, acelera mais quando pode, abranda sempre em caso de dúvida. Você devia fazer o mesmo.

Se, por exemplo, for a conduzir numa rua onde em qualquer momento pode surgir um imprevisto, precisa de um limite para ir a uma velocidade adequada? E se for numa auto-estrada num dia de chuva, num Fiat Uno de 1985 a precisar de pneus novos, não sabe que até 120km/h pode ser uma velocidade excessiva? 
 
Saber isto - preocupar-se com isto - é mais importante que um limite arbitrário.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.